Sessão Gabação para sua Autoestima
Hoje gostaria de colocar o holofote em uma das práticas que venho utilizando e ensinando nos últimos três anos – a ‘Gabação’.
Nos meus grupos de apoio, chamamos esta prática de ‘bragging,’ que traduz como ‘se gabar’ ou mesmo ‘contar vantagem.’ Como você traduziria – BRAGGING ?
Para esta postagem vou chamar de Gabação. Quando esta prática é realizada em um espaço seguro, é uma ferramenta poderosa que permite à mulher falar abertamente sobre suas realizações e ser validada por outras pessoas, sem julgamento.
Apesar de simples, muitas de nós resistimos a esta prática devido aos nossas crenças limitadoras.
Como fazer?
Pratique primeiramente na frente de um espelho.
Depois, quando você se sentir confortável e somente se tiver pessoas em sua vida em quem você confia, pessoas que a querem bem e consigam não julgar o seu experimento, pratique com elas.
Embora eu pratique com meu marido, acho mais eficaz e fácil praticar em círculos de mulheres.
Pronta? Use a frase abaixo para experimentar na frente do espelho, começando com coisas pequenas.
- Eu me gabo por (coloque a sua resposta aqui ).
Por exemplo:
- Eu me gabo por ter criado um lindo jardim.
- Eu me gabo por ser uma excelente amiga.
Veja como você se sente cada vez que se gaba sobre algo relacionado a você ou sobre as coisas que você faz. Observe como o seu corpo reage à Gabação.
Quando comecei a me gabar, me sentia muito mal, e ficava imaginando o que as outras pessoas pensariam de mim. Racionalmente, eu sabia que essa era uma prática para ajudar na auto-estima, então persisti.
Depois de todos esses anos, gabar-me, sempre em um espaço seguro, me faz bem e me dá energia. Além de me conectar com as pessoas em minha vida de uma forma mais profunda.
Esta é também a experiência compartilhada pelas mulheres com quem pratico bragging, ou a Gabação.
Então, depois de gabar-se na frente de um espelho e com aqueles em quem você confia, talvez você decida dar mais um passinho na direção da auto validação, de encontrar dentro de si mesma o seu valor.
Use uma frase significativa pra você. Como por exemplo uma das frases abaixo:
- Eu me gabo pela família que criei.
- Eu me gabo pelo meu corpo incrível, e como fico maravilhosa dentro de um bikini.
- Eu me gabo por me sentir realizada profissionalmente.
Entendeu a idéia?
Para lidar com a resistência interna que a maioria de nós temos quando nos vangloriamos, sempre termine a sua sessão de gabação dizendo uma gratidão.
Se você decidir experimentar esta poderosa ferramenta para desenvolver ainda mais a auto-estima, me conte como funcionou.
Importante lembrar, que leva um tempinho para começarmos a ver os resultados das sessões de gabação.
Tenha uma fantástica sexta-feira!
Xo, Sandra